Óleos essenciais

Por que usar óleos essenciais?

Os óleos essenciais são substâncias completamente naturais sintetizadas e armazenadas pelas plantas, depois extraídas e destiladas para serem usadas em benefício da sua saúde! Bastante popular nas áreas farmacêutica, terapêutica e cosmética, o uso dessa essências auxilia na melhora da sua saúde e bem-estar em diversos momentos graças às propriedades antissépticas, antibacterianas e anti-inflamatórias, expectorantes, diuréticas, estimulantes e calmantes! No nosso blog, você confere dicas essenciais para tirar o melhor proveito desses óleos puros – e agora é hora de escolher o seu!

Se você já sentiu o perfume de uma rosa, você já experimentou as qualidades aromáticas de óleos essenciais.

Estes compostos aromáticos voláteis naturais são encontrados nas sementes, casca, raízes, caules, flores, e outras partes das plantas. Poderosamente perfumados, os óleos essenciais dão às plantas seus cheiros característicos, protegem e desempenham um papel fundamental na polinização das plantas.
Além de seus benefícios intrínsecos às plantas e sua bela fragrância, os óleos essenciais têm sido utilizados há muito tempo para preparação de alimentos, tratamentos de beleza e práticas de cuidados à saúde.

O que determina a qualidade de um Óleo Essencial?

O tipo de compostos aromáticos voláteis presentes em um óleo essencial determina tanto o aroma quanto os benefícios que ele oferece.

Mais de 3.000 variedades de compostos aromáticos voláteis foram identificadas até o momento. A natureza de um óleo essencial varia de planta para planta, dentro das famílias botânicas e de espécie para espécie. A proporção delicada de compostos aromáticos encontrados em um determinado óleo essencial é o que o torna único e lhe confere benefícios específicos.

Mesmo com óleo essencial puro, a composição do óleo pode variar em função da hora do dia, estação do ano, localização geográfica, método e duração de destilação, ano de cultivação e o tempo, fazendo com que cada passo do processo de produção seja determinante na qualidade do produto final.

Mas o que exatamente é um composto aromático volátil?

Em resumo, esses compostos são pequenas moléculas orgânicas, que tendem a mudar rapidamente do seu estado sólido ou líquido para o estado gasoso na temperatura ambiente. São chamados de voláteis porque mudam de estado rapidamente.

Quando você abre um frasco de óleo essencial, percebe imediatamente que o aroma é potente e pode ser sentido mesmo a uma certa distância. As propriedades físicas e químicas dos compostos aromáticos voláteis (que compõem óleos essenciais) lhes permite mover-se rapidamente através do ar e interagir diretamente com nossos sensores olfativos.

Tais propriedades únicas, tornam os óleos essenciais ideais para aplicações na aromaterapia, utilizando esses compostos de plantas para ajudar a manter a mente e o corpo saudável, bem como outras aplicações.

Como os Óleos Essenciais podem ser utilizados?

Os óleos essenciais podem ser utilizados para uma ampla gama de aplicações de bem-estar físico e emocional. Podem ser usados individualmente ou em misturas de diversos óleos essenciais complexos, dependendo da experiência do usuário e do benefício desejado.

Visit Us On FacebookVisit Us On InstagramVisit Us On Twitter