O que São Os Óleos Essenciais?

O que São Os Óleos Essenciais?

O que São Os Óleos Essenciais?


Se você já sentiu o perfume de uma flor, se reconhece uma fruta pelo cheiro ou usa ervas e temperos para deixar sua comida mais cheirosa, então você já experimentou algumas das propriedades aromáticas dos óleos essenciais. Estes óleos são compostos aromáticos encontrados naturalmente em sementes, cascas, caules, raízes, folhas, flores e outras partes de plantas e são bastante voláteis. Eles podem ter fragrâncias agradáveis e bastante potentes. Os óleos essenciais conferem o aroma característico das plantas, muitas vezes oferecem proteção a elas e têm um importante papel em sua polinização. Os óleos essenciais também conferem muitas das propriedades medicinais que conhecemos em diversas plantas.

Mas o que exatamente são os óleos essenciais?

Sabemos que são compostos aromáticos voláteis, mas vamos aprender mais a fundo o que significa isso.

Estes compostos são moléculas orgânicas que tendem a mudar com facilidade de seu estado sólido ou líquido para um estado gasoso à temperatura ambiente, por isso o nome “volátil”. Ao abrir um frasco de óleo essencial, você percebe um potente aroma e consegue senti-lo até mesmo de certa distância. Isto ocorre pois as propriedades destes óleos permitem que eles se transformem em forma gasosa e circulem rapidamente pelo ar, interagindo com nossos sensores olfativos. Estas características os tornam ideais para a utilização em aromaterapia, massoterapia e outras terapias alternativas que ajudam a manter o bem-estar e beneficiam a saúde do corpo e da mente. O tipo de compostos aromáticos que cada óleo contém é que determina suas características e seus efeitos em nosso corpo.

Até o momento, mais de 3.000 variedades diferentes de compostos aromáticos voláteis já foram identificadas. Um óleo essencial é formado pela mistura de alguns ou muitos destes compostos. Estas possibilidades de diferentes misturas tornam cada óleo único e muito complexo. São tão complexos que sua composição pode ser diferente dependendo da hora, estação, localização geográfica, duração da destilação, ano de cultivo e método com que são extraídos, tornando cada etapa do processo de produção um determinante crítico na qualidade final do óleo essencial.

A composição de um óleo essencial é, então, uma mistura de vários destes mais de 3.000 compostos aromáticos voláteis conhecidos e muitos outros que ainda não foram identificados. A natureza dos óleos varia dentro de famílias botânicas, de espécie para espécie e até mesmo de planta para planta.

Os óleos essenciais podem ser usados para uma ampla gama de aplicações para o bem-estar emocional e físico. Eles podem ser usados sozinhos ou em misturas complexas com outros óleos essenciais, dependendo da experiência do usuário e do benefício desejado.

doTerra produz os óleos mais puros do mundo, com extração sustentável e ecologicamente correta, além de idealizar e apoiar programas sociais que beneficiam a vida nas áreas onde a empresa extrai os óleos. Atualmente, dois dos óleos de doTerra são extraídos exclusivamente no Brasil: o óleo de tangerina e o óleo de copaíba.

 

Quer aprender tudo sobre óleos essenciais e seus mais diversos usos?
Torne-se um consultor de bem-estar de doTerra!

No Comments

Post A Comment

Visit Us On FacebookVisit Us On TwitterVisit Us On Instagram